Conheça os Conceitos na Fotografia de Moda

Na fotografia de moda, muitas vezes ouvimos esses termos: campanha conceitual, lookbook, editorial, ensaio, estilo de vida, etc. Mas afinal, qual é a diferença entre todos esses termos? Qual a diferença entre fotografar uma campanha ou lookbook? Os valores são todos iguais? Eu preciso saber pra que servem todos eles?

Foto Fotografia de moda: campanha, lookbook e lifestyle são tudo a mesma coisa? - Imagem 0Foto: Dai Lourenço

Se você está pensando em fotografia de moda, precisa saber a diferença entre todos esses termos se quiser ser um profissional proeminente na indústria da moda. Mas não se preocupe, este artigo irá ajudá-lo. São tantos nomes complicados que às vezes até grandes marcas se confundem, o que também acaba dificultando a comunicação entre marcas, fotógrafos e agências.

Conhecer as diferenças entre cada trabalho, além de melhorar a comunicação, também pode dar mais confiança ao mercado. Se não houver ruído entre fotógrafos, agências e suas necessidades de imagem, o resultado final do trabalho será preciso, esperado e realista, e cada trabalho será faturado corretamente.

1. CAMPANHA
Expectativa: 5 a 7 looks em média
Realidade: 10 a 15 looks
Vamos começar pelas Campanhas de Moda, um dos trabalhos de criação de imagem mais importantes para uma marca que precisa comunicar um conceito, um estilo e até mesmo um comportamento. A campanha apresenta o conceito de uma coleção. Ou seja, o tema central daquela coleção que pode ser divido por estação ou família de produtos.

A campanha abre ou lança uma nova linha de produtos a ser trabalha pela marca, ela também dá início às estações, e por causa dessa campanha o cliente entende as transições e entendem os lançamentos dos novos produtos que estão por vir, por isso ela é tão importante.

Esse tipo de trabalho normalmente envolve “contar uma história”, falar sobre um tema, podem ser criados para ajudar a equipe a entender isso tudo, um briefing ou um moodboard (painel), com imagens que serão usadas para ajudar na narrativa dessa historia. Com esse material em mãos, o fotógrafo sabe o que fazer: luz, composição, estilo fotográfico, etc.

Além disso, caso haja um diretor de criação ou diretor executivo presente na campanha, ele poderá cuidar melhor dos detalhes como locação, casting (modelos), staff (equipe) e todos os pepinos que vem junto com essa função (hehehe). Neste caso, o fotógrafo tem muita liberdade criativa para desenvolver o trabalho desde que seja dentro das instruções (claro). A produção e beleza são desenvolvidas de acordo com o tema, e a modelo deve usar a expressão corporal para ilustrar as sensações e atmosfera necessários. Resumindo: uma campanha vende muito além de uma única peça de roupa, a campanha serve para comunicar uma proposta, um conceito, uma ideia e o DNA da marca.

Sobre a quantidade de looks destacada acima, normalmente são fotografados no maximo 7 looks, pois dessa forma a equipe tem tempo e energia para cumprir o briefing todo no tempo disponível e da melhor forma possível. Uma campanha com 15 looks acaba por se tornar um “lookbook bonito”, pois quanto mais looks, mais difícil trabalhar tantos detalhes importantes, claro que levando em consideração uma locação complicada (que é na maioria das vezes), o correto mesmo é definir esse Tempo X Quantidade de looks.

Abaixo alguns cliques da minha ultima campanha:

Foto Fotografia de moda: campanha, lookbook e lifestyle são tudo a mesma coisa? - Imagem 1
Foto Fotografia de moda: campanha, lookbook e lifestyle são tudo a mesma coisa? - Imagem 2
Foto Fotografia de moda: campanha, lookbook e lifestyle são tudo a mesma coisa? - Imagem 3
Foto Fotografia de moda: campanha, lookbook e lifestyle são tudo a mesma coisa? - Imagem 4
Foto Fotografia de moda: campanha, lookbook e lifestyle são tudo a mesma coisa? - Imagem 5

2. LOOKBOOK
Expectativa: 10 looks
Realidade: nunca tem fim

O lookbook, como próprio nome já diz, serve para o cliente ver o look. Um lookbook é fotografado com foco na venda da roupa, normalmente a coleção inteira de uma marca, por isso na maioria das vezes ele é desenvolvido dentro de um estúdio, com iluminação controlada e um pouco mais de conforto à equipe.

Antes, os formatos eram mais rígidos e usávamos muito aquele fundo branco cansativo. Hoje em dia os formatos são muitos e variados: fundos coloridos, locações externas, cenários inusitados. A única ressalva é total atenção ao produto, seja ele roupa, sapato, bolsa, etc.

Na maioria das vezes a forma mais correta é que o fotografo use um tripé, pois todas as imagens precisam ter a mesma orientação e corte. Nessa hora, o fotógrafo não deve abusar muito da liberdade criativa e precisa trabalhar para que a luz e cores não interfiram na realidade do produto. Já o modelo trabalha com poses mais simples e que valorizem o produto no corp. A produção e a beleza podem conversar com a proposta da campanha ou estilo de comunicação da marca.

Foto Fotografia de moda: campanha, lookbook e lifestyle são tudo a mesma coisa? - Imagem 6
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Foto Fotografia de moda: campanha, lookbook e lifestyle são tudo a mesma coisa? - Imagem 10
Foto Fotografia de moda: campanha, lookbook e lifestyle são tudo a mesma coisa? - Imagem 11

3. EDITORIAL
Em torno de 5 a 15 looks mas pode variar bastante

Um editorial de moda não precisa necessariamente estar publicado em uma revista de moda, para ser editorial é preciso que seja abordado um tema, uma tendência forte ou um estilo, um foco para determinado produto. Entender o mercado de moda é importante – identificar tendências e trazer para seu trabalho, usar e abusar da criatividade, o famoso “pensar fora da caixa”.

Neste caso também é importante um moodboard ou briefing, pois para um bom editorial cada detalhe conta, a comunicação precisa estar super alinhada, principalmente maquiagem, produção e execução da modelo. A liberdade criativa, tanto do fotógrafo quanto da equipe aqui é bem grande, é um dos trabalhos que eu mais amo fazer.

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Foto Fotografia de moda: campanha, lookbook e lifestyle são tudo a mesma coisa? - Imagem 14
Foto Fotografia de moda: campanha, lookbook e lifestyle são tudo a mesma coisa? - Imagem 15
Foto Fotografia de moda: campanha, lookbook e lifestyle são tudo a mesma coisa? - Imagem 13
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4. ENSAIO MÍDIA SOCIAL (ou LIFESTYLE)
Ensaio para mídia social, também conhecido como lifestyle, é o mais novo termo da lista! E como costumo dizer, é a evolução do lookbook.
Com o crescimento das redes sociais e a necessidade das marcas em estar com seu produto “na vitrine virtual” de forma rápida, em especial no Instagram. Como queira, a realidade é que o mercado muda e a forma com que as pessoas consomem também. Essa mudança migrou os lookbooks de dentro do estúdio para as ruas por vários motivos.
As imagens feitas nos estúdios começaram a se tornar cansativas e repetitivas para o público que consome o “conteúdo” de uma marca diariamente. O próprio público, naturalmente, começou a se identificar melhor com as imagens externas em lugares bonitinhos, como cafés, ruas, restaurantes, piscinas, viagens, lugares com florzinhas e verdinhos, é o que chamamos também de lifestyle, e por isso todo mundo saiu do estúdio, fotógrafos, modelos, blogueiras e afins tomaram conta das ruas.
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5. SHOOTING
Entendemos cada um dos termos mas ainda restou um, afinal o que é um shooting? É um conceito mais usado no exterior; Shooting ou Photo Shoot, traduzido ao pé da letra significa tiroteio de fotos, nada mais é do que qualquer um dos trabalhos acima, usamos para denominar um dia de fotos.
Em um dos meus trabalhos para uma empresa de Londres, pude notar que essa era realmente a palavra mais usada por eles para falar sobre nosso ensaio, que no caso era um lookbook em externa.
Ufa, quanta coisa que um fotógrafo precisa saber não é mesmo? E se você realmente tem interesse em trabalhar nessa área, é muito importante que você tenha o significado de cada termo na ponta da língua, pois o valor que você cobrará para uma campanha será diferente do que cobrará para fotografar um lifestyle, por exemplo.
Dessa forma você entende, cobra e trabalha dentro de uma expectativa correta. E seu cliente, uma vez que entende seu trabalho e da equipe, irá valorizar e saber o que e porquê está pagando por cada tipo de serviço.
Com tudo claro e entendido, é só estudar muito e arrasar nos seus próximos trabalhos, espero ter ajudado!

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